Rudolf Nureyev




Rudolf Nureyev Khametovich (17 de Março de 1938-6 Janeiro de 1993) foi um bailarino, um dos mais célebres do século 20. Habilidades artísticas de Nureyev que explorou áreas expressivas da dança, proporcionando um novo papel para o dançarino de balé que já servia somente como apoio para as mulheres.
Originalmente um cidadão soviético , Nureyev desertou para o Ocidente em 1961, apesar da KGB ter feito esforços para detê-lo. De acordo com arquivos do KGB estudado por Peter Watson, Nikita Khrushchev , pessoalmente, assinou uma ordem para que Nureyev fosse morto.
 Início da vida e carreira no Ballet Kirov

Nureyev nasceu em um Trans-Siberian trem perto de Irkutsk , na Sibéria , União Soviética, enquanto sua mãe estava viajando Feride a Vladivostok , onde seu pai Hamit, um Exército Vermelho comissário político , estava estacionado. Ele foi criado como filho único em um Bashkir - Tatar família em um vilarejo perto de Ufa na república soviética do Bashkortostan . Quando sua mãe o levou e suas irmãs em uma performance do "Cântico dos Cranes" ballet, ele se apaixonou com a dança. Quando criança, ele foi incentivado a dançar em Bashkir performances folclóricas e sua precocidade foi logo notada pela professores que o encorajaram a treinar em Leningrado .
 Em uma parada da turnê em Moscou com uma companhia de balé local, Nureyev fez o teste para o Bolshoi companhia de balé e foi aceito. No entanto, ele sentiu que o Kirov Ballet da escola foi o melhor, então ele deixou a empresa de turismo local e comprou um bilhete para Leningrado.
Devido à perturbação da vida cultural soviética causada pela Segunda Guerra Mundial, Nureyev foi incapaz de se inscrever em uma grande escola de ballet até 1955, de 17 anos, quando ele foi aceito pela Escola Coreográfica de Leningrado , a escola associada do Ballet Kirov.
Alexander Ivanovich Pushkin teve um interesse nele profissionalmente e permitiu Nureyev para viver com ele e sua esposa. Após a formatura, Nureyev continuou com o Kirov e passou a se tornar um solista.
Em seus três anos com o Kirov, ele dançou quinze papéis, geralmente em frente a sua companheira, Ninel Kurgapkina , com quem foi muito bem emparelhado, embora fosse quase uma década mais velho que ele.
Ele se tornou um dos dançarinos da União Soviética mais conhecido e foi autorizado a viajar para fora da União Soviética, quando dançou em Viena no Festival Internacional da Juventude. Não muito tempo depois, ele foi informado pelo Ministério da Cultura que não seriam autorizados a viajar para o exterior novamente.

Deserção
Rudolf Nureyev em sua deserção da União Soviética de 1961.
Ao final dos anos 1950, Nureyev se tornou uma sensação na União Soviética. No entanto, como o Ballet Kirov estava se preparando para ir em uma turnê européia, o caráter rebelde Nureyev e uma atitude não-conformista rapidamente fez dele o candidato improvável para uma viagem para o Ocidente, que era para ser de importância crucial para as ambições do governo soviético para retratar a sua supremacia cultural. No entanto, em 1961, o bailarino principal do Kirov do sexo masculino, Konstantin Sergeyev , foi ferido, e Nureyev foi escolhido para substituí-lo na turnê europeia do Kirov. Em Paris, suas performances eletrificou plateias e críticos. Oliver Merlin no Le Monde escreveu:
Eu nunca vou esquecer a sua chegada em execução em toda a volta do palco, e sua maneira felina de manter-se em frente à rampa. Ele usava uma faixa branca sobre um traje azul ultramarino, tinha grandes olhos selvagens e bochechas ocas sob um turbante coberto com um spray de penas, abaulamento coxas, meias imaculadas.
 Isso já era Nijinsky em Firebird.
Nureyev foi visto ter quebrado as regras sobre misturando-se com estrangeiros, o que alarmou a gestão de Kirov.
O KGB queria mandá-lo de volta à União Soviética imediatamente. Como subterfúgio, disseram-lhe que ele não iria viajar com a empresa para Londres para continuar a turnê, porque ele era necessário para dançar em uma apresentação especial no Kremlin . Quando isso não funcionou, disseram-lhe sua mãe tinha caído gravemente doente e que precisava voltar para casa imediatamente ao vê-la. Ele sabia que estes eram mentiras e acreditava que, se ele voltou para a URSS, ele provavelmente seria preso, porque os agentes da KGB estavam investigando ele.
Em 16 de Junho 1961 no aeroporto de Le Bourget , em Paris, Rudolf Nureyev desertou com a ajuda da polícia francesa e uma amiga socialite Paris - Clara Santa. Dentro de uma semana, ele foi contratado pelo Ballet du Grand Marquis de Cuevas e estava realizando A Bela Adormecida com Nina Vyroubova . Em uma excursão da Dinamarca conheceu Erik Bruhn , solista no Royal Ballet da Dinamarca que se tornou seu amante, seu melhor amigo e seu protetor até a morte Bruhn, em 1986.
Embora ele pediu ao governo soviético por muitos anos para ter permissão para visitar sua mãe, ele não estava autorizado a fazê-lo até 1987, quando sua mãe estava morrendo e Mikhail Gorbachev concordou com a visita. Em 1989, ele foi convidado para dançar o papel de James em La Sylphide com o Balé Kirov no teatro Maryinsky em Leningrado. A visita deu-lhe a oportunidade de ver muitos dos professores e colegas, ele não tinha visto desde que ele desertou .
Royal Ballet

 
Primeira aparição Nureyev na Grã-Bretanha estava em uma matinée balé organizado pelo Royal Ballet da Prima Ballerina Dame Margot Fonteyn . O evento foi realizado em prol da Royal Academy of Dance , uma organização de ensino de ballet clássico do qual ela era presidente. Ele dançou Poeme Tragique, um solo coreografado por Frederick Ashton , eo Cisne Negro pas de deux de O Lago dos Cisnes .
Dame Ninette de Valois lhe ofereceu um contrato para participar do Royal Ballet como bailarino principal. Sua primeira aparição com a empresa foi a parceria Margot Fonteyn em Giselle em 21 de Fevereiro de 1962. Fonteyn e Nureyev viria a formar uma parceria. Nureyev ficou com o Royal Ballet até 1970, quando foi promovido ao Artista Convidado Principal, permitindo-lhe concentrar-se em sua agenda crescente de aparições internacionais e passeios. Ele continuou a se apresentar regularmente com o Royal Ballet, até cometer o seu futuro para o Ballet Ópera de Paris na década de 1980.
Nureyev e parcerias de dança
Rudolf Nureyev e Margot Fonteyn no adágio Grande do teste de Nureyev do Petipa / Minkus O Reino das Sombras para o Royal Ballet, de Londres , 1963.
Rudolph Nureyev e Margot Fonteyn tornou-se parceiros de dança de longa data e continuaram a dançar juntos por muitos anos após a partida de Nureyev desde o Royal Ballet. Sua última performance juntos foi no estilo barroco Pas de Trois em 16 de Setembro de 1988, quando foi de 69 Fonteyn, Nureyev foi aos 50 anos, com Carla Fracci também estrelado, aos 52 anos. Nureyev disse certa vez de que eles Fonteyn dançou com "um só corpo, uma só alma".
Juntos Nureyev e Fonteyn estreou Sir Frederick Ashton 's ballet Marguerite e Armand , um balé dançado Liszt 's Piano Sonata em B menor , que se tornou a sua parte da assinatura. Kenneth MacMillan foi forçado a permitir-lhes a estréia de seu Romeu e Julieta , que era destinado a duas outras dançarinas, Lynn Seymour e Christopher Gable . Filmes existir da sua parceria em Les Sylphides , Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, e outros papéis.
Nureyev dançou com muitas das melhores bailarinas de seu tempo. Ele celebrou mais uma parceria de longa data com Prima Ballerina assoluta Eva Evdokimova . Eles apareceram pela primeira vez juntos em La Sylphide (1971) e em 1975 ele escolheu como sua Bela Adormecida na sua encenação para London Festival Ballet . Evdokimova manteve seu parceiro de eleição para muitas aparições e passeios em todo o mundo com "Nureyev e amigos" há mais de quinze anos.
Cinema e televisão
Em 1962, Nureyev fez sua estréia no cinema em uma versão cinematográfica de Les Sylphides . Em 1977 ele jogou Rudolph Valentino no Ken Russell 's Valentino , mas ele decidiu contra a carreira de ator, a fim de ramo em dança moderna com o Ballet Nacional Holandês , em 1968. Em 1972, Sir Robert Helpmann convidou para turnê na Austrália com a sua própria produção de Don Quixote , [16] sua estréia como diretor. A versão cinematográfica (1973) apresenta Nureyev, Lucette Aldous como Kitri, Helpmann como Dom Quixote e artistas do Australian Ballet.
Durante a década de 1970, Nureyev apareceu em vários filmes e excursionou pelos Estados Unidos em um revival do musical da Broadway O Rei e eu . Ele foi um dos convidados na série de televisão The Muppet Show , onde ele dançou em uma paródia chamada suína Lake , cantou Baby, é parte externa fria em um dueto sauna com Miss Piggy , e cantou e toque-dançou no final do show, Top Hat, White Tie e Tails . Em 1981, Thames Television filmou um documentário com Nureyev, incluindo um entrevista sincera, bem como o acesso a ele no estúdio, ensaiando. Em 1982, ele se tornou um austríaco naturalizado. Em 1983 ele teve um papel não-dança no filme exposto com Nastassja Kinski .

Diretor do Ballet Ópera de Paris

Em 1983, foi nomeado diretor do Ballet Ópera de Paris , onde, além de dirigir, ele continuou a dançar e promover bailarinos mais jovens. Ele permaneceu lá como bailarino e diretor de coreografia até 1989. Entre os dançarinos que eram cuidadas Sylvie Guillem , Isabelle Guérin , Manuel Legris , Elisabeth Maurin , Élisabeth Platel , Charles Jude , e Loudieres Monique . Apesar de o avanço da doença no final de seu mandato, ele trabalhou incansavelmente, encenando novas versões de esperas velhas e comissionamento algumas das obras mais inovador coreográficas de seu tempo. Seu próprio Romeu e Julieta foi um sucesso popular.
Personalidade
Nureyev no vestiário, em 1974, por Allan Warren .
Nureyev não tinha muita paciência com as regras, limitações e ordem hierárquica e tinha, por vezes, um temperamento volátil. Sua impaciência, principalmente mostrou-se quando as falhas dos outros interferiu com seu trabalho. A maioria das bailarinas com quem dançou, incluindo Antoinette Sibley , Kirkland Gelsey e Annette Página prestou homenagem a ele como um parceiro atencioso.
Ele conviveu com Gore Vidal , Freddie Mercury , Jackie Kennedy Onassis , Mick Jagger , Liza Minnelli , Andy Warhol e Talitha Pol , mas desenvolveu uma intolerância para com as celebridades.
Ele manteve-se velhas amizades dentro e fora do mundo da dança ao longo de décadas, e foi considerado para ser um amigo leal e generoso. Ele era conhecido como extremamente generoso com bailarinas, que muitos creditam a ele com a ajuda-los nos momentos difíceis. Em particular, o canadense Lynn Seymour - afligido quando foi negada a oportunidade de estrear Macmillan Romeu e Julieta - diz que Nureyev frequentemente encontrados projetos para ele mesmo quando ela estava sofrendo de problemas de peso e depressão e, portanto, teve problemas para encontrar funções.
Até o final da década de 1970, quando estava em seus 40 anos, ele continuou a enfrentar grandes papéis clássicos. No entanto, por final dos anos 1980 suas capacidades diminuídas decepcionado seus admiradores que tinham boas lembranças de seu talento excepcional e habilidade.

Sua direção artística do Ballet da Ópera de Paris foi um grande sucesso o levantamento da empresa de um período negro. Sua Bela Adormecida permanece no repertório e foi revivido e filmado com seu protegido Manuel Legris na liderança. Quando ele estava doente no final de sua vida, ele trabalhou em uma produção final de La Bayadère , que segue de perto o Kirov Ballet versão ele dançava como um homem jovem.

Anos finais
Quando a AIDS apareceu na França em 1982, Nureyev teve pouca atenção. Testou positivo para HIV em 1984, mas durante vários anos, ele simplesmente negou que algo estava errado com sua saúde. Nureyev começou um declínio marcado apenas no verão de 1991 e entrou na fase final da doença, na primavera de 1992.
Em março de 1992, Rudolf Nureyev, que vivem com SIDA avançada, visitou Kazan e apareceu como um condutor na frente do público em Musa Calil Tatar Acadêmico de Ópera e Ballet Theater em Kazan, que agora apresenta a Rudolf Nureyev Festival no Tartaristão.
 Voltando a Paris, com febre alta, ele foi internado no hospital de Notre Dame du Perpétuel Secours em Levallois-Perret , a noroeste subúrbio de Paris, e foi operado de pericardite , uma inflamação do saco membranoso que envolve o coração. Naquela época, o que o inspirou para combater a sua doença era a esperança de que ele poderia cumprir um convite para realizar Prokofiev 's Romeu e Julieta em um American Ballet Theater "benefício s em 6 de Maio de 1992, no Metropolitan Opera House em Nova York. Ele fez isso e foi exaltado na recepção.
Em julho de 1992, Nureyev mostrou sinais renovados de pericardite, mas determinado a renegar o tratamento posterior. Sua última aparição pública em 8 de Outubro de 1992, na estréia no Palais Garnier de uma nova produção de La Bayadère que ele coreografou depois de Marius Petipa para o Ballet Ópera de Paris . Nureyev tinha conseguido obter uma cópia da partitura original por Minkus quando na Rússia em 1989.

Isto significa que o total de quatro atos do balé poderia ser realizada pela primeira vez no ocidente desde a revolução russa.  O balé foi um triunfo pessoal, embora a gravidade de sua condição era evidente. O ministro da Cultura francês , Jack Lang , apresentou-o naquela noite no palco com a mais alta condecoração cultural da França, a Commandeur de l' Ordre des Arts et des Lettres

 
Morte funeral, e homenagens
Túmulo Nureyev em Sainte-Geneviève-des-Bois desenhado por Ezio Frigerio executado em mosaico por Akomena.
Nureyev entrou no hospital Notre Dame du Perpétuel Secours em Levallois-Perret, em 20 de Novembro de 1992 e lá permaneceu até sua morte por complicações cardíacas, alguns meses depois, de 54 anos. Seu funeral foi realizado no salão de mármore da Garnier da Ópera de Paris. Muitos pagaram tributos a seu brilhantismo como dançarina. Uma homenagem como veio de Oleg Vinogradov do Ballet Kirov em St. Petersburg, Rússia,
O que Nureyev fez no oeste, ele nunca poderia ter feito aqui.
Sepultura de Nureyev, em um cemitério russo em Sainte-Geneviève-des-Bois , perto de Paris, dispõe de um túmulo coberto por um mosaico de um tapete oriental. Nureyev era um ávido colecionador de belos tapetes e têxteis antigos. Como seu caixão foi abaixado no chão, música do último ato de Giselle foi jogado e seus sapatos de ballet foram lançados na cova junto com lírios brancos.

 
Depois de tantos anos de ter sido negado um lugar na história do Ballet Kirov, reputação Nureyev foi restaurada. Seu nome foi reentrou na história do Kirov e alguns de seus pertences pessoais foram colocados em exposição no Museu do Teatro em São . Petersburgo. Na famosa Academia Vaganova uma sala de ensaio foi nomeado em sua honra.
Influência
Influência Nureyev sobre o mundo do balé mudou a percepção de bailarinos do sexo masculino, em suas próprias produções dos clássicos dos papéis masculinos receberam coreografia muito mais. influência Outra importante foi a sua passagem das fronteiras entre o balé clássico e dança moderna através da realização de ambos. Hoje é normal para os bailarinos para receber treinamento em ambos os estilos, mas Nureyev foi o criador e se destacou na dança moderna e clássica. Ele saiu de sua maneira de trabalhar com dança moderna grande, Martha Graham , e ela criou uma obra especialmente para ele. Enquanto Gene Kelly tinha feito muito para combinar estilos clássico e moderno no cinema, ele veio de uma dança mais moderna influenciado "popular dança" meio ambiente, enquanto Nureyev fez grandes avanços na conquista da aceitação de Dança Moderna na esfera " Ballet Classical ".