Doris Humphrey



Doris Humphrey Batcheller (17 de outubro, 1895 - 29 de dezembro de 1958) foi uma bailarina e coreógrafa do século XX. Juntamente com seus contemporâneos Martha Graham e Katherine Dunham Humphrey foi um dos de segunda geração de dança moderna pioneiros que seguiram seus precursores, incluindo Isadora Duncan , Ruth St. Denis e Ted Shawn - em explorar o uso da respiração e desenvolvendo técnicas ensinadas ainda hoje.
Como muitos de seus trabalhos foram anotados Humphrey continua a ser ensinado, estudado e executado para este dia.
Em parte devido a preocupações financeiras Humphrey abriu sua própria escola de dança, com a mãe como gerente e pianista, em 1913 na idade de 18 anos. Foi um grande sucesso, oferecendo dança, ginástica e salão de baile clássico para crianças e dança de salão para jovens adultos.




Em 1917 ela se mudou para Califórnia e entrou na Escola de Dança Denishawn and Related Arts , onde ela estudou, realizada, dava aulas e aprenderam a coreografia. Her creations from this era, Valse Caprice ( Scarf Dance ), Soaring , and Scherzo Waltz ( Hoop Dance ) are all still performed today. Suas criações a partir desta época, Valse Caprice (Dance Scarf), Soaring, e Scherzo Waltz (Hoop Dance) são ainda hoje realizado. Humphrey percorreu o Oriente por dois anos seguidos por uma carreira de sucesso na América do vaudeville teatros.

Em 1928 ela e seu colega bailarino Charles Weidman separada da Escola Denishawn, encontrando superficialidades na abordagem Denishawn, e se mudou para Nova York para se tornar figuras-chave na dança moderna movimento.
Sua coreografia explora as nuances de respostas do corpo humano à gravidade, consubstanciado em seu princípio da "queda e recuperação".
O Humphrey-Weidman empresa foi bem-sucedida até mesmo na Grande Depressão , em turnê na América e desenvolvendo novos estilos e novos trabalhos baseados não em contos antigos, mas sobre os acontecimentos atuais e preocupações.
Ela também assumiu o cargo de diretor artística da Companhia de Dança de José Limón e continuou a coreografar com sucesso.



Uma de suas últimas peças, Dawn em Nova York, mostrou os pontos fortes que ela demonstrou ao longo de sua carreira - seu domínio dos meandros de grandes grupos e sua ênfase em formas esculturais.
Pouco depois de sua morte, em 1958, aos 63 anos, o livro de Humphrey, The Art of Making Dances ( ISBN 0-87127-158-3 ), em que ela compartilhou suas observações e teorias sobre dança e composição, foi publicado postumamente.

Na introdução, ela observou que ballet mudou radicalmente no século 20. "De repente, a dança", disse ela, "a Bela Adormecida , tanto tempo deitada em sua cama delicada, se levantou com um desejo devorador. "

“Uma dança, mesmo com uma técnica perfeita, será sempre medíocre se o coreógrafo e o bailarino não tiverem nada a dizer.” Doris Humphrey

A dança se alimenta dos movimentos da vida. Doris Humphrey  analisou esses gestos, dividindo-os em sociais, funcionais, rituais e emocionais.
"A primeira tarefa do coreógrafo, conforme Doris, é nutrir-se da seiva do mundo em que vive, penetrar na sua cultura e no ardor de sua civilização." Doris Humphrey


Diferenças
O ritmo fundamental para Martha Grahan é o ritmo respiratório, o do primeiro ato da vida biológica. O conflito, para ela está dentro do homem.
O ritmo fundamental para Mary Wigman é o ritmo emocional, que nasce de uma paixão domada, de motivações do gesto no esforço para livrar-se de uma realidade externa sufocante. O conflito está dentro do homem, mas e sua relação com um mundo exterior que o esmaga.
O ritmo fundamental para Doris Humphrey é o ritmo motor, que se forma na relação entre o corpo e o espaço.O movimento primordial é, para ela, um esforço para resistir a gravidade, símbolo de todas as forças que ameaçam o equilíbrio do homem e sua segurança. O conflito entre o homem e seu meio.


Esta polaridade do ato de cair e se recompor, da tensão e do rexamento é, para Doris Humphrey, a lei fundamental tanto da dança quanto da vida. “Concebo o movimento utilizado pelo bailarino como o resultado de um equilíbrio, Toda a técnica se resume em dois atos: afastar-se de uma posição de equilíbrio e voltar a ela.”

O jogo das funções d corpo humano é organizado em frases: as batidas cardíacas, os pulmões que se dilatam e se contraem, os músculos que exigem uma alternância de contração e repouso. Toda a frase dançada respeita necessariamente estas formas.